| Bosco Araújo  | 
Na manhã (8h30), no Ginásio de Esportes, com encontro de abertura, e à tarde (17h),
na Praça de Eventos com o show do grupo As Potiguaras. O Projeto este ano
ganhou um programa na rádio local
O “Projeto Caminhando – Parceiro de uma vida melhor”, retoma suas atividades neste sábado, 1º de março, com o já tradicional encontro semanal às 8h30 no Ginásio de Esportes de Brejinho. Para a abertura, a coordenação do projeto programou um evento que vai reavaliar e discutir às atividades de 2007, como também apresentar o plano de trabalho e metas para 2008. Ainda como parte da programação, será realizado, à tarde, show musical com o grupo As Potiguaras.
“O Projeto Caminhando iniciou suas atividades, em Brejinho, em agosto do ano passado e neste curto período conseguiu atingir um grande número de pessoas”, avalia o coordenador do projeto, Marcos Melo. Ele diz que o objetivo principal do projeto está em proporcionar um programa de exercício físico, como a caminhada, com vistas à prevenção, manutenção e melhora da qualidade de vida dos participantes. “São obesos, diabéticos, hipertensos e também a comunidade em geral”, enumera Melo.
Nesse contexto, ele informa que a caminhada é comprovadamente um exercício físico fundamental para a saúde, e realizada com regularidade e em intensidade e duração adequada proporciona excelente estímulo a todo o sistema cardiorespiratório, buscando a melhora na qualidade de vida, devendo ser praticada por todas as faixas etárias, e o melhor: não requer grandes investimentos, bastando apenas observar algumas dicas.
De acordo com o coordenador Marcos Melo, os participantes do Projeto Caminhando recebem toda orientação necessária, sempre ministrada por um profissional de educação física que demonstra a forma correta da prática dos exercícios, ressaltando também a importância dos alongamentos, que devem ser realizados antes e depois de qualquer atividade física para o bom funcionamento da musculatura corporal.
Dicas para uma boa caminhada:
- Usar roupas adequadas à temperatura;
- Usar um par de tênis ou outro calçado baixo e confortável;
- Antes de sair e assim que chegar fazer exercícios de alongamento suaves;
- Fazer uma caminhada de 30 minutos, e aumentando o tempo e o percurso gradativamente;
- Manter a mente ocupada em observar a paisagem ao seu redor, esquecendo os problemas;
- Andar em passo contínuo, não é necessário correr.
O “Projeto Caminhando – Parceiro de uma vida melhor” tem contado com o apoio da Prefeitura de Brejinho e já tem 160 inscritos, de todas as faixas etárias, que são incentivados a realizarem suas caminhadas em horários adequados, ou seja, no período matutino, entre às 5h e 8h, e no período vespertino, depois das 16h. Brejinho conta com ruas e praças planas, consideradas ideais para a prática da caminhada.
Show cultural
A retomada neste sábado das atividades do “Projeto Caminhando – Parceiro de uma vida melhor” acontecerá em dois momentos: Pela manhã, às 8h30, no Ginásio de Esportes, onde será realizado o encontro de abertura e á tarde, às 17h, na Praça de Eventos ex-governador Aluízio Alves, quando será realizado um grande show com As Potiguaras, tradicional grupo de forró que conta em seu currículo com apresentações em diversos estados brasileiros.
Caminhando nas ondas do rádio
Entre as novidades para este ano, o “Projeto Caminhando – Parceiro de uma vida melhor”, vai apresentar na emissora de rádio local o “Programa Caminhando”, que irá ao ar todos os sábados às 13h, através das ondas da Rádio Cultura do Brejo – 87,9 FM. A proposta do programa radiofônico é levar aos ouvintes entrevistas com especialistas da área de saúde, esportes, cultura, entre outras áreas importantes, oportunidade também que serão anunciadas as atividades do projeto e dicas para os ouvintes. O programa será apresentado pelos coordenadores do Projeto Caminhando, Marcos Melo e Marly Andrade e será uma ferramenta a mais para divulgação dos trabalhos do projeto na cidade de Brejinho.
O “Programa Caminhando”, na 87,9 FM, conta com o apoio do Governo do Estado, Hospital do Coração, Laticínios Babi e Mercadinho Macedo.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário